26/05/2021

Deputado Professor Israel Batista afirma que a falta de acompanhamento do Estado pode causar afastamento de crianças da educação.

“Esse projeto é perigoso. Embalaram como um benefício aos pais que desejam ensinar os filhos em casa. Mas, na prática, pode resultar no abandono de crianças e adolescentes, pois o texto não prevê acompanhamento do Estado. Vamos voltar no tempo e desconsiderar marcos importantes para a educação brasileira”, alerta o deputado Professor Israel Batista, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação.

De acordo com a pesquisa “Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), de 1990 a 2013 o percentual de crianças com idade escolar obrigatória fora dos colégios caiu 64%. Houve também redução do analfabetismo de 88% entre brasileiros de 10 a 18 anos. O ECA e a LDB tem impacto no número de evasão escolar, com o homeschooling, no entanto, por falta de controle do Estado, esses índices poderiam voltar a crescer.

Correio Braziliense; 25/05
https://bit.ly/2TiCnYW