29/06/2021

Além de aprender operações matemáticas e as capitais do Brasil, toda vez que Jullia entra na aula online ela tem mais algumas preocupações em mente. Será que alguém vai aparecer atrás quando sua câmera estiver ligada? Será que ela está feia? Será que está todo mundo reparando no seu cabelo?

“Eu não deixo a câmera aberta porque tenho vergonha. Vergonha da minha cara e tudo mais”, conta, dizendo que às vezes até toma coragem de ligar o aparelho, mas deixa a lente virada para o teto.

É claro que nenhum professor tem poderes mágicos para descobrir a razão verdadeira que leva um aluno a não deixar a câmera aberta, mas Camila diz que poder ter uma relação de confiança com os mestres é mais importante que qualquer investigação a esse respeito.

“As duas partes precisam agir com sinceridade. O professor se esforça muito. E o aluno, do outro lado da tela e sem aparecer, desestimula a dedicação do professor. E a gente só consegue avançar na aprendizagem quando está numa relação de confiança, com interesse e respeito pelo outro.”

Folha de São Paulo; 24/06
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