26/05/2024

Nesta sexta-feira, dia 24 de maio, reuniram-se em assembleia remota as professoras e os professores do ensino superior, para mais um momento importante da Campanha Salarial 2024, fundamental como espaço de reflexão coletiva e de consolidação das estratégias de luta e da organização da categoria, ajudando a fortalecer ainda mais a posição da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) e dos sindicatos por ela representados na mesa de negociações, diante da intransigência patronal.

A assembleia do Ensino Superior, rejeitou por unanimidade a proposta patronal. Queremos a reposição da inflação do período, mais 2% de aumento real, além da definição do piso salarial e do regramento das disciplinas a distância em cursos presenciais, são questões fundamentais para a categoria. Mediante a importância dessa luta e numa sinalização política significativa, por unanimidade, a assembleia aprovou o estado de greve.

Desta vez, no entanto, ao contrário das tormentas que vivemos em anos anteriores, o cenário é bastante diferente e equilibra o jogo: todas as cláusulas sociais da nossa Convenção (férias coletivas, recesso, bolsas de estudos, plano de saúde e garantia semestral de salários, entre outras) estão garantidas até fevereiro de 2025, graças à mobilização da categoria e à ação do Sindicato, na longa e vitoriosa campanha do ano passado.

Trechos do texto originalmente produzido pelo SinproSP