O ano letivo começou! Preparamos um pequeno guia com dicas importantes e simples de serem seguidas, que podem prevenir ou evitar problemas futuros. Confira!
Guarde os documentos que a escola entregar
– Tenha uma cópia de documentos como holerites, horários de aulas, calendário escolar, convocações para reuniões, festas juninas, feira de ciências entre outros.
– Também não descarte os holerites (inclusive os digitais), pois eles são importantes na hora da aposentadoria, na ocorrência de uma ação trabalhista ou algum problema com a Receita Federal.
– Guarde o calendário escolar, ele der ser entregue no começo do ano, ou no início do período letivo para curso semestral. Todas as atividades previstas para aquele ano estão lá.
– Os extratos de FGTS também devem ser sempre guardados, especialmente se você ainda não se aposentou ou aposentou-se e continuou trabalhando.
Conteúdo digital também deve ser mantido
– Crie uma pasta específica para guardar o conteúdo digital relativo a seu trabalho na escola: e-mails, comunicados, holerites eletrônicos disponibilizados via intranet. Essa material pode ser importante para comprovação, por exemplo, de atividades realizadas ou de algum material pedagógico desenvolvido.
Anote suas horas extras
– Esse controle é importante para conferir se a escola está pagando corretamente ou poder cobrá-la em um eventual não pagamento. Fique atento a atividades realizadas fora de seu período habitual e também àquelas que não constam no calendário escolar, pois essas também são consideradas horas extras.
Regimento escolar
– Solicite cópia do regimento interno. Nele estão estabelecidos os direitos e deveres de toda a comunidade na escola.
Anotações na carteira profissional
– Leve sua carteira profissional para atualização sempre que houver reajustes salariais, ascensão no plano de carreira e toda vez que tirar férias. A carteira deve ser entregue mediante protocolo da escola que deverá devolvê-la em 48 horas. Caso ela esteja rasurada, solicite à escola uma declaração do período lecionado juntamente com a ficha de registro de empregado autenticada;
Acordos internos
– Os acordos internos, como os de compensação de dias, devem ser assinados só com acompanhamento do Sindicato e nunca podem reduzir direitos. Se você estiver em dúvida, consulte o Sinpro.
Plano de Carreira
– O MEC regulamenta que o Plano de Carreira seja disponibilizado para todos os professores. Caso a escola não o faça, solicite uma cópia.
Fonte: SINPRO SP