25/02/2021
Campanha Não Deixem Vender o Brasil alerta sobre o que povo perde com privatização de bancos públicos e empresas como Petrobras, Eletrobras, Casa da MoedaContra isso, a CUT lançou nesta quarta-feira (24) a campanha Não Deixem Vender o Brasil, em live com a participação de trabalhadores de estatais e parlamentares de oposição ao governo Bolsonaro. O objetivo é alertar sobre os riscos dessas vendas e os custos que no curto prazo serão cobrados do povo brasileiro.

“Querem dar esse filé ao mercado, ao capital, nacional ou estrangeiro.” Assim o eletricitário Marcelo Fiorio resume o significado da ofensiva de privatizações que, desde 2016 com Michel Temer e agora com Jair Bolsonaro, ameaça o Brasil. O governo federal editou na terça-feira (23) uma medida provisória para tentar encaminhar a desestatização da Eletrobrás, empresa pública brasileira responsável por geração, transmissão e distribuição de energia para milhões de brasileiros. O ataque às estatais atinge ainda Petrobras, Caixa e Banco do Brasil, Correios, Casa da Moeda, sistema portuário. À população, com a ajuda da mídia comercial, é vendida a ideia de “modernização”, “eficiência”. Mas na realidade os brasileiros perdem, e muito, com a perda de controle das empresas públicas que ajudaram a construir e da qual são donos.

Rede Brasil Atual; 24/02