09/04/2021

Professores do ensino superior compartilham situações de estresse e ansiedade causados pela pandemia e o ensino à distância.

O projeto de orçamento capenga, recentemente votado pelo Congresso, diminuiu a verba destinada à educação. E veio o pedido de demissão da secretaria do INEP, responsável pela avaliação do ensino, e que estava no cargo desde agosto de 2020, sucedendo a uns 4 secretários antes dela. Tudo em pouco mais de dois anos. E pelo histórico e discurso, as perspectivas não são melhores.

Embora até o momento tenha sido dada mais atenção aos educadores do ensino básico, professores universitários enfrentam problemas similares. Com o retorno de boa parte dos cursos de pós-graduação ao longo de março, num ambiente de incerteza em que o país passa por seu pior momento na pandemia, as perspectivas não parecem positivas para os docentes. Com o recrudescimento da pandemia, também fica difícil prever quando e como se dará o retorno definitivo e presencial às salas de aula. E, além de dar aulas, muitos também produzem pesquisas, desenvolvem artigos e orientam teses e dissertações.

Gama falou com alguns deles e com especialistas em psicologia sobre as dificuldades enfrentadas no período, a sensação constante de esgotamento e um possível processo de exclusão causado pelo ensino à distância.

Lígia Diniz, 41, hoje professora substituta de literatura na Universidade Federal de Minas Gerais, está cansada. Ela permanece sentada por horas a fio frente ao computador, fala continuamente por videoconferência e ainda organiza a logística do escritório improvisado dentro de casa.

As aulas que Roberto Joaquim de Oliveira, 54, em sua experiência de 23 anos como professor de jornalismo, antes levava meia hora para preparar este ano demandaram aproximadamente 2h30.

Em suas pesquisas, a professora de psicologia da Universidade Estadual de Maringá, Marilda Facci, descobriu que os problemas de saúde mental de professores, apesar de terem se agravado na pandemia, já eram frequentes antes dela.

Revista Gama; 07/04
https://bit.ly/3mBgmiG