23/03/2021

As nove cidades da Baixada Santista entram em lockdown a partir desta terça-feira (23) com duras medidas de restrição à circulação, transporte público e acesso e funcionamento de serviços. As novas regras, que visam conter os avanços da covid-19, valem até o dia 4 de abril.

Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe compõem o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), que definiu, em conjunto, as medidas. Cada uma das cidades, porém, publicou um decreto específico com as regras.

A maioria barrou o acesso às praias e aos calçadões. É o caso de Santos, que instalou gradis no jardim e no calçadão complementando o bloqueio a toda extensão da faixa de areia. As medidas refletem o crescimento exponencial de casos de covid-19 e internações causadas pela doença.

O transporte público coletivo estará disponível apenas em dias úteis, das 5h30 às 8h30, e das 15h30 às 19h30, exclusivamente para trabalhadores de serviços essenciais. Quem descumprir as regras em Santos pode ter de pagar uma multa de R$ 300 a R$ 1.000.

Praia Grande também fechou o acesso à faixa de areia e ao calçadão da orla. Uma força-tarefa da Polícia Militar e Guarda Municipal verificarão as pessoas e os veículos autorizados para circulação nos mesmos casos de Santos.

Denúncias de descumprimento de combate à pandemia (lojas abertas, uso de máscaras, aglomeração): 24 horas por dia pelo telefone 0800 771 3541 ou e-mail secretarias@cvs.saude.sp.gov.br. Não é necessário se identificar.

Valor Econômico; 20/03
http://glo.bo/3rejOjU