27/05/2021

A pandemia fez com que a percepção dos brasileiros sobre a relação com a internet fosse alterada de maneira significativa, e hoje o acesso à educação digital já é considerado um direito humanitário básico. A conclusão é de uma pesquisa global inédita realizada pela empresa de educação Pearson em parceria com a empresa de pesquisas de mercado americana Morning Consult.

O estudo Global Learner Survey 2021, que abrange opinião de estudantes de 6.000 pessoas, entre estudantes universitários e pais de jovens com idade entre 11 e 17 anos no Brasil, China, Estados Unidos e Reino Unido, buscou analisar os principais impactos da covid-19 nos processos de aprendizagem globais e de que maneira o acesso à internet reconfigurou o ensino como o conhecemos.

Principais achados da pesquisa:

Acesso à internet como direito humano – Com a permanência do ensino digital, 87% dos pais e 87% dos alunos concordam que a pandemia transformou o acesso à internet como um direito social básico. No Brasil, esse número é de 83% e 86%, respectivamente.

Aprendizagem digital veio para ficar – Para 90% dos pais e estudantes universitários dos quatro países consultados, o aprendizado online continuará sendo uma realidade, mesmo com o fim da pandemia e obrigatoriedade do distanciamento social.

Futuro do trabalho – Ao impactar estudantes de diferentes idades, a pandemia também transformou a força de trabalho do amanhã, afirma o relatório. Há um consenso global de que as habilidades profissionais do futuro não serão as mesmas de hoje, e universidades e escolas precisam passar a dedicar mais tempo para disciplinar os alunos para as novas exigências do mercado. O foco no ensino digital deveria ser maior, segundo a opinião de 74% e 66% dos pais e alunos brasileiros.

Exame; 26/05