03/03/2023

No mês do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8, redes da Confederação serão ocupadas com personalidades marcantes na história da luta pelos direitos das mulheres

Nesta quarta-feira, 1° de março, a Contee relança nacionalmente a campanha “LUGAR DE MULHER É… MUDANDO O MUNDO!”.

A campanha foi realizada no ano passado durante todo o mês de março, para celebrar grandes nomes que marcaram — e ainda marcam — o combate ao machismo e a batalha pelos direitos de todas as mulheres. Um mês, contudo, foi pouco para homenagear tantas personalidades imprescindíveis. E, por isso, às vésperas de mais um 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Contee retoma a celebração, com destaque a figuras que marcaram a história com sua coragem e bravura.

Não de trata de mera deferência, mas de ressaltar a memória como ato político. Assim, à força de Catarina Paraguaçu, Laudelina de Campos Melo e Maria Tomásia Figueira Lima se unem a de Maria da Penha, Dilma Rousseff e Marielle Franco (cujo assassinato político completa 5 anos também neste mês). À inspiração de Nísia Floresta, Bertha Lutz, Enedina Alves Marques, Lélia Gonzalez, Zilda Arns e Irmã Dulce se soma a das jovens Greta Thunberg e Malala Yousafzai. Ao talento de Carolina Maria de Jesus, Ana Cristina César, Chiquinha Gonzaga, Narcisa Amália de Campos, Patrícia Rehder Galvão (Pagu) e Tarsila do Amaral se soma o de tantas outras que, ainda hoje, fazem da arte sua arma de luta.

Ao longo deste mês, essas mulheres inspiradoras voltam a ocupar as redes da Contee, servindo, segundo a coordenadora da Secretaria de Defesa das Diversidades, Direitos Humanos e Respeito às Etnias e Combate ao Racismo da Contee, Margot Andras, de exemplo e guia “na nossa caminhada, de mãos dadas, na linha de frente por direitos, respeito, oportunidades e um país mais justo para todas!”

Táscia Souza

Contee  01/03  https://bit.ly/3L0Trey