01/09/2022

O Dia da Amazônia, 5 de setembro, será celebrado com festivais em oito cidades brasileiras. As atividades culturais, gratuitas, com participação de Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, Maria Gadú e BaianaSystem começam a partir do sábado (3) e vão até o dia 10. Veja a programação aqui: https://festivaisdiadaamazonia.com.br/

A data foi instituída por lei, em 2007 e a organização trabalha com a perspectiva de que sejam incluída no calendário cultural dos brasileiros. O bioma Amazônico está no centro das atenções mundiais por seu papel na regulação do clima e na vida de suas populações. E também pela escalada de ataques, com desmatamento e queimadas recorde, além de violência crescente, que têm comprometido sua integridade.

Nesse sentido, para os organizadores, o Dia da Amazônia é uma forma de alertar o Brasil e o mundo sobre essa ameaça de consequências globais. Por isso, diversos movimentos e organizações decidiram sair às ruas para divulgar a data. A preservação da Amazônia é também um dos temas centrais das eleições.

Segundo dados do Ruralômetro 2022, 68% dos atuais deputados votaram a favor de leis contrárias ao meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais. Então, a atenção dos eleitores não deve se restringir ao voto no presidente. Uma nova composição do Congresso Nacional está em jogo.

Festivais Dia da Amazônia – Por isso, o objetivo da mobilização é atrair públicos diversos ao longo das programações de cada cidade, levando a mensagem de que a Amazônia, que ocupa 52% do território brasileiro, está em todo lugar, muito além de suas fronteiras, e merece ser comemorada.

Os Festivais Dia da Amazônia 2022 (clique aqui para acessar o site) estão sendo produzidos pelas organizações e iniciativas socioambientais Reocupa, Namaloca, Psica, Negritar, Gira Mundo, Condô Cultural, Nossas, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Uma Concertação pela Amazônia, Ja.Ca, Murerú Produções, Tapajós de fato, Na Cuia, Suraras do Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Movimentos pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Federação das

Confira a programação – O show de abertura será em São Paulo, dia 3, com Gaby Amarantos, Anelis Assumpção, Djuena Tikuna, Suraras do Tapajós, Bloco do Água Preta e outros convidados. Em Belém, no mesmo dia, também iniciando as celebrações, será realizada a 5ª edição do Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia. Os eventos se estendem até o dia 10 de setembro, finalizando com o Festival Maní(Festar), em Santarém (PA).

No dia seguinte (4), haverá festivais em Manaus, Belém, São Luís, Macapá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em cada local haverá atividades gratuitas para todas as idades. Clique aqui para acessar a agenda completa com os horários). Cada evento celebra e respeita as diversidades regionais e culturais, e isso se reflete nos nomes e identidades diferentes de cada palco em cada cidade.

RBA, 30/08
https://bit.ly/3AYYgPh