4% é uma proposta indecente. Não merece ser discutida!
Foi esse o posicionamento da Diretoria Executiva da Fepesp na negociação como Semesp, sindicato patronal do ensino superior. É a Diretoria, dialogando com os sindicatos, quem coordena a Campanha Salarial dos professores e auxiliares de administração escolar.
Como definido pela consulta à categoria, os sindicatos defendem reajuste salarial com ganho real, além de melhorias na Convenção Coletiva e manutenção de direitos. Os diretores reafirmam a avaliação de que as mudanças no Fies não servem de motivo para os patrões menosprezarem as demandas dos trabalhadores.
Em 14/04, os sindicatos da Fepesp se reuniram e traçaram estratégias, inclusive jurídicas, para avançar com a pauta da Campanha. As negociações com o Semesp prosseguem até 24/04.
No dia 25, serão realizadas assembleias em vários pontos do estado para que os professores e auxiliares possam avaliar a Campanha e uma possível proposta de
acordo.
Indecente
Depois de suspender as negociações por duas semanas, em 1/04 o sindicato patronal fez uma proposta de reajuste
salarial de 4%, sendo que só a inflação acumulada registra 7,41%.
O número sugerido pelos patrões surge na negociação quando várias instituições já deram índices maiores que os 4%, como forma de antecipação salarial, nos holerites de março. Estão nesse grupo Unip, Mackenzie, PUCCamp, Grupo Anima, PUC São Paulo e Unimes, entre outras.
A alegada ‘crise’ do setor não ‘cola’, até porque os ganhos via Fies estão mantidos com a renovação dos contratos em
andamento. Em outras palavras, o eixo dos patrões também está mantido: cliente cativo e receita certa – como vem ocorrendo nos últimos anos.
Participe da nossa luta e compareça à assembleia com falta abonada dia 25, às 9h na Avenida Ana Costa, 151, sala!!
Fonte: Fepesp