20/07/2022

Fepesp formaliza em ofício: qual é a posição do patronal? Até agora, só impasse: quando vão reconhecer defasagem salarial, quando vão negociar seriamente?

A Federação dos Professores do Estado de São Paulo formalizou oficialmente o Semesp (sindicato patronal que reúne as mantenedoras do ensino superior privado no Estado de São Paulo), reafirmando as reivindicações das categorias, deliberadas unanimemente nas assembleias do último dia 15 de junho: reposição da inflação na base e na massa dos salários e negociar cláusulas que atendam as novas relações do trabalho docente, advindas do incremento do ensino a distância nos cursos presenciais.

O encaminhamento desse ofício, com a reafirmação das reivindicações já apresentadas, fez-se necessária, em função do ocorrido na reunião do último dia 13 de julho, quando foi discutida uma proposta de outra Federação participante das negociações, mas que não atende às premissas deliberadas pelas assembleias.

Qual é, afinal, a posição das mantenedoras das instituições de ensino superior privado sobre a defasagem salarial das professoras, professores e auxiliares de administração escolar e como a representação patronal responde às condições dessa nova realidade pedagógica?

Rádio Peão Brasil; 19/07     https://bit.ly/3v2Ba86