23/11/2020

Os estudos sobre vacinas contra a covid-19 avançam em uma investida inédita da ciência mundial. Diferentes laboratórios estão próximos à obtenção de fármacos seguros, em tempo recorde. A velocidade tem relação com a necessidade. A pandemia é a crise sanitária mais séria do mundo em mais de 100 anos, e já deixa mais de 1.350.000 mortos e 56 milhões de casos de covid-19.

São mais de 200 vacinas de covid-19 em estudo, sendo que 11 estão em fase final de testes. São quatro fases que compreendem o protocolo científico de desenvolvimento dos imunizantes. Trata-se de um caminho para averiguar eficácia do produto, segurança em humanos, efeitos colaterais, porcentagem de eficácia, entre outras.

Diferenças – Essas vacinas são essencialmente diferentes. As diferenças vão para além do país de origem dos estudos. A composição delas e processo de produção é diferente, como explica a neurocientista Mellanie Fontes-Dutra, em uma publicação para a Rede Análise Covid-19; um coletivo multidisciplinar dedicado à coleta, análise, modelagem e divulgação de dados sobre o novo coronavírus. Confira no link os principais imunizantes, conforme publicado pela cientista.

Rede Brasil Atual: https://bit.ly/36YD2Sl