29/11/2022

G1, 28/11
http://glo.bo/3ATdsya

O dicionário norte-americano Merriam-Webster elegeu “gaslighting” como palavra do ano. O título veio após um aumento de 1.740% nas buscas pelo termo no site do dicionário em 2022, em comparação com 2021.

Segundo o dicionário, gaslighting é “o ato ou prática de enganar alguém grosseiramente, especialmente para [obter] vantagem pessoal”.

Em português, o termo não tem uma tradução equivalente, mas é comumente traduzido como manipulação e é associado a abuso emocional, como um tipo de violência psicológica.

Algo curioso apontado pelo Merriam-Webster é que não houve um acontecimento específico que tenha causado ou estimulado a busca pelo significado do termo.

“Nesta era de desinformação – de fake news, teorias da conspiração, trolls do Twitter e deepfakes – gaslighting surgiu como uma palavra para o nosso tempo”, diz a publicação.

Como o termo surgiu – O site do Merriam-Webster lembra que o termo foi usado pela primeira vez em referência ao filme norte-americano “Gaslight”, de 1944. O suspense, traduzido como “À meia luz” no Brasil, mostra o relacionamento abusivo de um casal, em que o marido manipula a esposa e a trata como louca.

Neste contexto, a definição adotada foi a seguinte: “Manipulação psicológica de uma pessoa geralmente durante um longo período de tempo que faz com que a vítima questione a validade de seus próprios pensamentos, percepção da realidade ou memórias e normalmente leva à confusão, perda de confiança e autoestima, incerteza de seu emocional ou estabilidade mental, e uma dependência do perpetrador”.