16/11/2022

Nexo; 10/11
http://glo.bo/3EyRMJO

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu em tentar fazer a conferência do clima das Nações Unidas de 2025, a COP 30, na Amazônia. Ele manifestou o desejo em sua primeira fala internacional, na COP 27, em Sharm el-Sheikh, no estande do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal.

Lula disse que “faremos uma luta muito forte contra o desmatamento ilegal. Cuidaremos dos povos indígenas e vamos criar o Ministério dos Povos Originários. Queremos dar cidadania às pessoas”. Lembrou a importância da biodiversidade – “que ainda nem conhecemos”.

Sem citar explicitamente os anos de governo de Jair Bolsonaro, explicou o isolamento do país. “O Brasil não viajava para nenhum país e nenhum país viajava para o Brasil. Era como se estivéssemos sofrendo um bloqueio, que não era econômico ou político, mas era simplesmente um bloqueio contra a democracia, contra o negacionismo e contra um governo qu

“Pode ficar certo que vamos falar com o secretário-geral da ONU (António Guterres) e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil, e no Brasil, seja feita na Amazônia”, disse Lula.