Plataforma ‘Lost & Found’ reúne casos de animais e plantas que quase desapareceram mas foram recuperados ou reencontrados na naturezaAo entrar no Lost & Found (veja aqui), o usuário encontra diversas fichas de plantas e animais que pesquisadores acreditavam estar extintos até serem encontrados na natureza novamente. São histórias de redescobertas que ocorreram tanto pelo trabalho de cientistas como por acaso. Ao clicar na ficha escolhida, o site traz um perfil do animal ou da planta, contando sua história de extinção e recuperação. Além do texto, o usuário pode acessar uma versão em quadrinhos, ver vídeos selecionados e descobrir fatos interessantes sobre a planta ou animal.
Surpreendentes e inspiradoras – De acordo com os fundadores do site, há dois critérios para as espécies escolhidas. Primeiro, as redescobertas têm que acontecer pelo menos 33 anos após o evento no qual o animal ou a planta foi visto pela última vez. Os pesquisadores contam que a escolha foi proposital pela simbologia em volta do número 33, considerado o tempo de duração de uma geração humana. Em segundo lugar, a história da redescoberta tem que ser inspiradora e surpreendente, mas sem deixar de lado a paixão que envolve o trabalho de recuperar a natureza. |
Um exemplo é a história da ave Freira-das-Bermudas, ou petrel das Bermudas (na foto), originária da região das ilhas das Bermudas, no oceano Atlântico. Pesquisadores acreditavam que desde 1621, quando foi vista pela última vez, a ave estava extinta. Isso porque, em 1609, colonos britânicos que residiam no território que hoje conhecemos como Porto do Castelo, localizado na ilha das Bermudas, foram obrigados a se alimentar com a carne do pássaro, após os mantimentos da colônia terem sido destruídos por ratos. Mais de 300 anos depois, em 1951, a espécie foi redescoberta por quatro homens em uma expedição e é mantida sob observação e cuidados até hoje.
Rede Brasil Atual; 23/08
https://bit.ly/2Y0qc5p