10/08/2021

Por Elio Gaspari, jornalista: “Um governo pode ter uma perna no atraso, outra na malandragem e a terceira em otras cositas más. O de Bolsonaro tem todas.

O Senado aprovou um projeto da Câmara que mandava o governo aplicar R$ 3,5 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, o Fust, para assegurar o acesso dos alunos de escolas públicas à internet. Bolsonaro vetou a iniciativa. Era o jogo jogado, pois é atribuição do presidente da República vetar decisões do Congresso. Jogando o jogo, o Congresso derrubou o veto de Bolsonaro e a lei foi promulgada. Sempre dentro do quadrado da Constituição, o governo recorreu ao Supremo Tribunal Federal. Perdeu.

Até aí movia-se a perna do atraso de um governo que reluta em aplicar o dinheiro do Fust para levar a internet às escolas públicas durante uma pandemia. (A rede privada de ensino, quando teve meios, adaptou-se.)disse, nesta segunda-feira (9/8), que o projeto de lei que garante o acesso a internet a alunos e professores da educação básica pública, foi vetado por Jair Bolsonaro (sem partido), em julho, porque o governo federal entende que o Brasil tem necessidades ‘mais urgentes’.”

Folha de S. Paulo; 07/08