05/02/2016

Os professores das unidades do Sesi na baixada santista participaram da assembleia na sede do Sinpro Santos, na manhã de ontem,  para definir as principais reivindicações e a mobilização na campanha salarial 2016. A pauta agora será unificada junto aos demais 26 sindicatos do estado que integram a Fepesp.

Os professores aprovaram um índice de reajuste de 15%. Esse número  corresponde à reposição da inflação, que deve ficar em torno de 10%, mais aumento real.

Além do reajuste salarial, a assembleia decidiu pela universalização do vale refeição e do vale alimentação para todos os professores, independentemente do número de aulas que leciona na semana. Aliás, ficou definido que o benefício terá o mesmo reajuste dos salários, de 15%.

Outras reivindicações

Além das cláusulas econômicas veja outras reivindicações aprovadas.

– Assistência médica: extensão aos maridos e companheiros homoafetivos.

– Creche: Direito estendido também aos professores homens, hoje esse benefício é restrito às professoras.

– Limite de alunos em sala de aula: educação infantil 15 alunos, no fundamental I 25, fundamental II e ensino médio 30 alunos por classe.

– Acompanhamento de filhos ou idosos: até 4 faltas abonadas por ano por filho ou idoso em consultas médicas e faltas abonadas durante internação de filhos menores de idade ou parente idosos.

– Abono de faltas por luto: 3 dias em caso de falecimento de irmãos, avôs e netos. O acordo atual já garante 9 dias corridos em caso de falecimento de filhos, cônjuges, pais ou dependentes e 1 dia para sogros.

– Sala dos professores: Uso exclusivo para os docentes, condições estruturais e técnicas (acesso à internet, mobiliário, computadores, impressora e etc) para descanso, guarda de material e trabalho.

– Diário de classe eletrônico: rede wifi em ou possibilidade de preenchimento offline enquanto a rede não estiver implantada.

– Delegado sindical: um por unidade.

Mobilização

Uma das questões discutidas refere-se à necessidade da participação efetiva de todos os professores. Foi debatida a produção de material para divulgação da campanha, panfletagem, visita às escolas e outras ações para mobilizar a categoria.

Calendário

A primeira rodada de negociação com os administradores do Sesi e do Senai está agendada para o dia 24 de fevereiro.

 

Fonte: Sinpro SP