A alfabetização, como qualquer processo de aprendizagem, está totalmente ligada à interação da criança com o mundo que a cerca.
Sem a convivência dos colegas e a presença física do professor para auxiliar no processo durante a pandemia, é natural que as crianças tenham mais dificuldade com o aprendizado e que os pais busquem apoio em aplicativos para reforçar a alfabetização.
Veja estas indicações:
• Bini ABC (Disponível para Android e IOS – gratuito) – Com atividades simples, introduz a representação gráfica das letras do alfabeto (tanto reconhecimento quanto contorno das letras pontilhadas), mas peca pela escolha das palavras que não são usuais no vocabulário das crianças e por sinalizar como as letras devem ser preenchidas, excluindo a autoria da criança.
• EduEdu (Disponível para Android – gratuito) – Possibilita uma avaliação diagnóstica cujo resultado gera um breve relatório aos pais; fornece atividades para imprimir, as quais são enviadas por email e traz conteúdos para trabalhar o aspecto socioemocional da criança. Porém, há seções sem conteúdo disponibilizado.
• Formar Palavras (Disponível para Android – gratuito) – Embora traga uma visão de que a língua é mero código, o app é útil no exercício de consciência fonológica, levando a criança a perceber que as palavras são compostas por partes menores.
• Ilhas do Alfabeto (Disponível para Android e IOS – gratuito) – Possibilita escrever o traçado das letras e por meio de desafios prende a atenção das crianças. É útil no exercício de consciência fonológica, mas segue a linha dos métodos sintéticos de alfabetização, com abordagem descontextualizada, mecânica, artificial e repetitiva que põe as regras da língua antes da língua em uso.
• Play Kids (Disponível para Android e IOS – Plano mensal R$ 29,90) – Rica e extensa variedade de atividades que estimulam o protagonismo da criança, porém é pouca a exploração da linguagem oral, e as letras não seguem um padrão, o que pode dificultar a aprendizagem.
Silabando (Disponível para Android e IOS – gratuito) – Apesar de trazer uma variedade de exercícios e mostrar letras em caixa alta, baixa e cursiva, traz palavras soltas, isoladas, desprovidas de um contexto significativo, algumas delas não são usuais no vocabulário das crianças.