17/05/2021
O Brasil passou a ser visto como pária no mundo. Celeiro de novas mutações do vírus que circula livre. Um “risco sanitário” para a humanidade, nas palavras da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante deste cenário, a RBA conversou com brasileiros residentes em países que tratam a pandemia de outra forma. Muitos deles começam a superar o fantasma da pandemia. Em pauta nestas conversas, como esses países reagiram à pandemia; como o vírus afetou suas vidas; como foram as ações dos governos; entre outros temas urgentes.

 

Inglaterra – Gabriel Meloni mora na Inglaterra, um dos países europeus mais atingidos pela covid-19. Após um início confuso da gestão do primeiro-ministro Boris Johnson, a terra da rainha encontrou na ciência a solução dos problemas. Através de intensas medidas de isolamento social, os casos recuaram. Agora, com mais de 50% da população já vacinada com uma primeira dose, as mortes despencaram e o governo local pediu, na última semana, para que os ingleses “resgatassem os abraços”.

Holanda – De Amsterdã, Marina destaca as ações de informação do governo holandês, como parte de um processo de combate à covid-19. O país soma pouco mais de 4 mil mortos. “Desde o começo tudo foi muito organizado pelo governo com medidas muito claras de regras coesas do que a população poderia fazer ou não. Tivemos ainda outro agora mais restrito. Restaurantes e bares fechados, academias fechadas. Tudo, na medida do possível, respeitado. Existem multas seríssimas se isso não acontecer. Desde outubro do ano passado ficamos em lockdown, até a semana passada”, explica.

https://youtu.be/Ee4vXd5-1T0Nova Zelância – Caio Papa Zeitune já voltou para o Brasil, mas viveu períodos de lockdown na Nova Zelândia. A ilha na Oceania é um dos melhores exemplos de controle do vírus. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o país registrou 26 mortes. A receita do sucesso é conhecida: medidas intensivas de isolamento social, uso de máscaras, higiene pessoal e testagem em massa da população.

Veja outros depoimentos aqui:  https://bit.ly/3hAcaiu

Rede Brasil Atual; 16/05
https://bit.ly/3hAcaiu