Sábado, dia 9, presidentes e delegados dos Sindicatos integrantes da Fepesp se reuniram no auditório do Sinpro-SP, para o XII Consind, o Conselho de Entidades Sindicais. O Consind, instância estatutária de deliberação, contou com perto de cem participantes, delegados e delegadas dos 26 Sindicatos integrantes. Data-base da categoria é 1º de março.
Temário previa a discussão a respeito do planejamento das Campanhas Salariais, além da organização financeira e política da Federação.
O presidente da Fepesp, Celso Napolitano, que coordenou a mesa de trabalho, acompanhado de Paulo Nobre, do Sinpro-Campinas, ressaltou a importância da antecipação das negociações coletivas nos segmentos do Sesi, Senai e Senac, em função da ameaça representada pelas tratativas da categoria não-docente, cuja data-base é 1º de janeiro.
Quanto ao mercado do setor e à postura patronal, o professor Celso reforçou a necessidade de se acumular força na base, mobilizando e integrando ao máximo a categoria durante toda a campanha salarial, nos quatro segmentos.
Sesi – O Consind decidiu o início das tratativas com o Sesi. Presidentes e delegados optaram por assembleia unificada em todo o Estado, dia 23 de novembro, um sábado, às 9 horas. Online. Objetivo é definir a pauta de reivindicações que será encaminhada ao Sesi para negociações.
Senac – As ações para definir as pautas de reivindicações ao Senac seguem ritmo acelerado. A assembleia unificada ocorrerá 14. Segundo o diretor da executiva da Fepesp e presidente do Sinpro-Santos, Walter Alves, que coordena esse setor, o objetivo é ampliar os benefícios para todos. Uma das questões é a diferença de benefícios concedidos aos professores e professoras, conforme as diferentes jornadas de trabalho.
Quanto aos demais setores, as negociações devem começar no início de 2025. Assembleias previstas para a primeira semana de fevereiro, em datas a serem confirmadas.
FEPESP; 12/11